terça-feira, 24 de maio de 2011

Agradeço aos estudos do Professor João José Bigarella,pois suas pesquisas foram e são de imensa valia para todos aqueles que se interessam pelas causas ambientais,e quem ama o nosso litoral de alma!

Canto esquerdo da Praia Brava 1938 época mágica de nossa restinga!

Resolução sobre a Restinga

Enquanto a Lei 4.771/65 considera de preservação permanente a restinga somente enquanto fixadora de dunas ou estabilizadora de mangues (art. 2º, f), a Resolução CONAMA 303/02 estendeu a proteção às restingas para as seguintes situações: quando “a) em faixa mínima de trezentos metros, medidos a partir da linha de preamar máxima; b) em qualquer localização ou extensão, quando recoberta por vegetação com função fixadora de dunas ou estabilizadora de mangues” (art. 3º, IX).         
Ora, em nenhum momento a lei prevê a preservação de uma faixa de 300 metros, medidos a partir da linha de preamar máxima, ao longo de toda a costa litorânea brasileira.         
O que a lei dispõe é que será de preservação permanente a restinga como fixadora de dunas e estabilizadora de mangues. Se num caso concreto a restinga se estender por cinqüenta metros, apenas esses cinqüenta metros serão de preservação permanente, e não trezentos, como quer o Conama. Ou, se estender por quinhentos metros, toda a sua extensão será de preservação permanente.     
(texto tirado do site Milaré Advogados-consultoria em meio ambiente)

quarta-feira, 18 de maio de 2011

 Protegida pelo Codigo Florestal Brasileiro,lei nº 4.771 de 15 de Setembro de 1965,é classificada como Área de Proteção Permanente,
Entende-se por vegetação de restinga o conjunto das comunidades vegetais, fisionomicamente distintas, sob influência marinha e fluvio-marinha. Estas comunidades, distribuídas em mosaico, ocorrem em áreas de grande diversidade ecológica sendo consideradas comunidades edáficas por dependerem mais da natureza do solo que do clima,compreende desde a vegetação da praia até as chamadas florestas de restinga, chegando a ter árvores com mais de 20 metros de altura sobre solo arenoso.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Todos nós conhecemos nossa cidade,será mesmo?
Olhando essa foto,você diria que é aqui em Matinhos?
Mas era! Em meados da década de 40,nossa cidade era mágica,encantadora,cheio de belezas
naturais,rios limpos,um cheiro de natureza primitiva que fazia moradores e turistas se encantarem com tanta beleza.A foto mostra o canto esquerdo da praia brava e ao fundo o morro do boi,vejam como era magnifica a nossa orla,infelizmente hoje quase não resta mais restinga,as dunas e a natureza inocente deu lugar para a avenida beira mar,aos predios e ao concreto,totalmente devastada,a nossa restinga pede socorro,grita sufocada pelo asfalto e concreto.O que nos resta?
Nos resta como o futuro de nossa cidade,lutar para que aos poucos nosso tesouro natural retorne,preservar,ou ao menos não destruir,tentar conhecer um pouco mais de nossas especies nativas que são extraordinarias.
A maior riqueza de uma cidade é sua natureza,e o maior bem de uma pessoa é o senso de preservação e respeito pelos outros animais!