sexta-feira, 29 de abril de 2011

Para quem quer conhecer um pouco da historia de Matinhos vale a pena ler esse livro,eu ja li umas 1000 vezes e sempre me surpreendo com coisas novas,e tamebm a principal fonte de meus estudos! Agradeço ao Profº João José Bigarella
Essa foto tirada em 1937,mostra que as pessoas que vinham morar no nosso litoral ja tinham a cultura de devastar a restinga,na foto as construções ja chegavam quase na beira da agua,e da pra ver claramente que toda a área de restinga foi retirada para a construção de casas!
Nossa restinga era surpreendente,magnifica e bela,essa foto foi tirada em 1949 mostra bem como a zona de restinga era preservada,infelizmente o homem preferiu asfalto e predios ao invés da areia e da vegetação nativa!

quarta-feira, 27 de abril de 2011


Olhando assim da pra ver a luta da natureza para sobreviver,e mesmo com tanta falta de espaço ela se sobressai e se recupera naturalmente!
Canto esquerdo Praia Brava,Matinhos,Paraná,Foto:Nelson Tavares
Espécie Canavalia obtusifolia,a espécie que mais está resistindo a destruição da orla,Canto esquerdo da Praia Brava,Matinhos Paraná.Foto:Nelson Tavares